sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Bom Ano Novo

*********
O cafÉ alegria deseja…
UM FANTÁSTICO ANO DE 2011 PARA TODOS os NOSSOS ESTIMADOS  CLIENTES E AMIGOS E SUAS FAMÍLIAS!
MUITA SAÚDE E MUITAS FELICIDADES!
*************

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aniversário da Dª Maria Manuela

A Dª Maria Manuela vai festejar o seu aniversário connosco num jantar onde reunirá muitos das suas amigas e amigos.
Esta festa coincide com o JANTAR DE ANIVERSÁRIO DO CAFÉ ALEGRIA -15 de Janeiro / 20h00 - onde esperamos contar com a presença dos nossos fiéis clientes.
Por isso, agradecemos que faça a sua inscrição o mais cedo possível para reservar a sua mesa porque a lotação deverá esgotar.
Durante o jantar de aniversário o senhor José Lourenço, primeiro cliente deste café com mais de 50 anos, contará algumas histórias que marcaram a vida de este ex-libris gastronómico da cidade do Porto.
Haverá ainda um Sarau de Poesia e um Interlúdio Musical.
Serão naturalmente cantados os parabéns ao senhor Bruno e à Dona Sónia. E também à Dona Maria Manuela que nos dá o prazer de ser uma cliente assídua da nossa casa.

Aniversário do Café Alegria

Mais de 50 anos de história(s)!
***************************
É PROIBIDO FALTAR AO…

JANTAR DE ANIVERSÁRIO DO CAFÉ ALEGRIA
Sábado - 15 DE JANEIRO - 20H00
EMENTA
FRIOS
BOLINHOS DE BACALHAU, RISSSÓIS DE CARNE, MARISCO
SOPA
CANJA DE GALINHA Á ALEGRIA
PRATO PRINCIPAL
LOMBO DE PORCO ASSADO c/ SALADA MISTA
 SOBREMESAS
BOLO DE ANIVERSÁRIO
PUDIM FRANCÊS
VINHOS
MADUROS E VERDES, ÁGUA MINERAL, SUMOS
ESPUMANTE
Durante o jantar o senhor José Lourenço fará uma prelecção sob a história deste ex-libris da gastronomia da cidade do Porto
Preço: 10 EUROS/PESSOA
INSCREVA-SE NO CAFÉ (snr Bruno ou Dª Sónia) ou através do telemóvel 914063591 (Dª Manuela)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cláudia: uma nova voz do fado

As nossas «Francesinhas»

As nossas francesinhas cada vez mais cativam os nossos clientes.
Ao preço de 3,50 ou 5,00 euros (com batata frita, azeitona e picles) são um dos pratos preferidos dos que nos visitam.
Os ovos com presunto são outra das ementas que tem muitos apreciadores.
Mas para os que gostam da boa cozinha tradicional portuguesa temos um vasto leque opções á sua escolha, quer para o almoço (refeições económicas) quer para o jantar (a preços muito atractivos).
O bacalhau à Braga, a vitela arouquesa ou os rojões à Alvarenga são pratos regionais muito procurados.
A nossa carta de vinhos inclui néctares de várias regiões demarcadas sendo o Monte Velho (tinto) o que tem vindo a merecer a escolha do maior número de clientes.

Concurso infantil: «O meu desejo para 2011 é…»

O concurso infantil «O meu desejo para 2011 é…» organizado pelo Café Alegria visa estimular a capacidade criativa das crianças e está aberto à participação de jovens até aos 11 anos que entreguem os seus trabalhos até ao dia 30 de Janeiro.
Os trabalhos (desenho, pintura ou redacção manuscrita) devem ser apresentados numa folha A4.
Durante o mês de Fevereiro será organizada uma exposição e todos os participantes receberão um livro infantil.
Mãos à obra…faz o teu desenho, a tua pintura, ou escreve a tua redacção!

Clube de leitura: «Um café com + alegria»

A iniciativa de colocar à disposição dos nossos clientes um diversificado conjunto de livros está a ser um êxito. Aos poucos o interesse pela leitura vai aumentando e são cada vez mais os que conjugam esse acto com um café que assim até fica mais saboroso.
É altura de agradecer a colaboração da editora Papiro e de muitos autores sem os quais não seria possível concretizar esta interessante iniciativa.

Feira de artesanato e velharias

Um dos nossos projectos para o próximo ano é a organização de uma feira de artesanato e velharias a realizar no salão de festas.
Até ao final do mês de Fevereiro aguardamos a inscrição de todos os que nela queiram participar.

Tragam bandeiras e cachecóis para o salão de jogos

O salão de jogos está a ser melhorado para que se transforme num local de convívio mais acolhedor para todos os nossos clientes.
Em 2011 iremos ter melhor iluminação para os bilhares e vamos pintar os matraquilhos.
E porque queremos que este espaço seja cada vez mais familiar pedimos a todos que tragam um cachecol ou uma bandeira do clube ou associação da vossa preferência para o decorar a preceito.
Agradecemos, desde já, a colaboração dos nossos amigos e clientes.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Boas Festas

BOM NATAL
FELIZ ANO NOVO
A gerência do Café Alegria agradece a todos os colaboradores, clientes e amigos, a confiança e preferência que lhes merecemos durante o ano de 2010 e envia para todos votos de muita saúde, prosperidade e ALEGRIA para o ano de 2011.
Bruno e Sónia

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

“Alma Salgueirista” em festa

O salão de festas do Café Alegria acolheu uma festa das camadas jovens do Salgueiros 09.
A iniciativa partiu do Fernando Jorge, pai de um dos promissores jogadores de um dos clubes que já brilhou no primeiro escalão do futebol português.
O jantar reuniu cerca de noventa convivas e viveu-se um clima de alegre confraternização.
“O serviço foi excelente e o senhor Bruno está de parabéns” afirmou Fernando Jorge.
O êxito desta confraternização fez com que todos vissem com agrado a possibilidade de se reunirem de novo no final da época fortalecendo assim os laços de amizade entre atletas, familiares, treinadores e dirigentes.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

“Vou até aonde a música me levar…”

Duas finalistas da Escola de Música do Porto (ESMAE) – Sara Araújo e Sara Silva - homenageiam Bento Carqueja, numa ‘performance’ (clarinete e violino) que tem início às 21 horas, da próxima sexta-feira, no Café Alegria, no Porto. Uma delas, Sara Araújo, já venceu o concurso de Terras de La-Salette e sonha com uma carreira internacional.
A música sabe-lhe a ‘terra’. A Rio de Moinhos, onde nasceu lá para as bandas de Penafiel. A dois passos de concluir o seu curso, o mundo está-lhe na palma das mãos, e o seu clarinete tem as asas de um sonho: tocar, tocar. Já venceu em Terras de La-Salette e na próxima sexta-feira homenageia Bento Carqueja num ensamble com Sara Silva, no bar do café Alegria, no Porto.
O seu nome – Sara - é sagrado. Está nas Escrituras. Cresceu a ouvir bombardino, instrumento musical de onde o pai fazia soltar sons celestiais na secular filarmónica de Rio de Moinhos. Aos 6 anos o seu olhar não parava de brilhar sempre que a banda de música luzia nas romarias populares. E, sem surpresa, aos nove anitos Sara atravessou o rio – o Douro, doce mas indomável - e matriculou-se na Academia de Música do vizinho concelho de Castelo de Paiva. A música já não era uma paixão, transformara-se no seu grande amor. Por ela iria até ao fim do mundo. Nem tanto. Mas três anos depois a Divina Sara frequentava o Colégio das Caldinhas, uma escola profissional de música dirigida por clérigos, em Santo Tirso, onde ficou até rumar ao Porto. À cidade-maior. Por opção lançou-se nos braços da Escola de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), antiga Escola Normal por onde o professor Bento Carqueja espalhou o seu saber antes de rumar à Universidade que ajudou a criar.
Sara, nome próprio, Araújo, apelido, transpôs os portões da velha escola com o entusiasmo de quem aí encontraria o seu mestre, António Saiote.
«Vim para a ESMAE por causa dele. Era a minha referência. O meu ídolo, se assim posso dizer, o meu treinador, o sábio que eu queria que fizesse do clarinete o meu companheiro para toda a vida», confessa. 
Aos vinte anos e prestes a terminar o seu curso não se arrepende. Aprendeu muito. Música, claro, mas também como pessoa, como mulher, feita de uma quase imprópria simplicidade.
«Os elitismos não são coisa que me seduza. Temos que ser humildes, conscientes que temos sempre muito a aprender e quem não for assim dificilmente concretizará os seus sonhos», salienta.
Prémios já teve alguns, todos estimulantes e nenhum mais importante do que outro, segundo diz.
Por isso, põe em pé de igualdade, a distinção obtida no HIGH SCHOOL SOLO COMPETION 2008 – CASA DA MUSICA, com o 1º prémio no concurso Terras de La-Sallete, em Oliveira de Azeméis, ou a participação no Concurso Internacional de Bruxelas.
E porque o futuro é já hoje, Sara Araújo, está já a leccionar (clarinete) na Academia de Música de Vizela.
O que mais houver virá a seu tempo porque o sonho – eterno António Gedeão, saudoso saudoso Rómulo de Carvalho – comanda a vida e uma cadeira na prestigiada Orquestra Gulbenkian  ou um estágio em Nova Iorque, Paris, Berlim ou Barcelona, será sempre uma bola colorida.
«Talvez daqui a algum tempo abra uma vaga ou haja um convite, sei lá…Onde? Vou até aonde a música me levar», afirma.
Para já, uma certeza: quem quiser ouvir a Sara Araújo pode visitá-la no ‘you tube’: Sara Tavares, clarinete ou aplaudi-la no espectáculo que vai dar no improvisado auditório do Café Alegria, a dois passos da casa onde o emérito professor  Bento Carqueja , natural de Oliveira de Azeméis, viveu a maior parte da sua vida.