terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mostra de pintura “As cores da Alegria”

O CAFÉ ALEGRIA apresenta a partir do dia 11 de Dezembro, às 19h30,uma mostra de pintura de Lis Pereira intitulada «As cores da Alegria».
A exposição inclui telas onde predominam as cores fortes num apelo á solidariedade quando se aproxima a quadra natalícia e os corações se abrem mais a gestos de amizade.
«Aceitei dar a minha colaboração a este apelo à bondade das pessoas e à solidariedade. Não se trata de uma exposição propriamente dita – até porque os quadros não estão à venda - mas sim de uma intervenção artística com o intuito de marcar a urgência de actos solidários tão urgentes face ao crescendo da pobreza e da exclusão social», afirma a artista.
A mostra é composta por oito obras da pintora encerra no dia 26 de Dezembro.
Bruno Soares, gerente do carismático espaço de convívio da histórica rua do Porto, salienta que «esta iniciativa insere-se no plano de animação que temos programado para que os nossos clientes possam desfrutar de acções tradicionalmente realizadas em circuitos mais fechados excluindo largas faixas das nossas gentes».
Pretende-se, assim, «promover uma acção pedagógica de contacto de proximidade com públicos novos com o objectivo de criar uma nova mentalidade de aceitação da produção artística», salienta Bruno Soares.
«Organizar uma mostra de pintura num café popular significa uma nova atitude, um gesto inclusivo de extractos sociais que merecem a maior atenção e respeito. Antes de mais é um acto de um grande simbolismo social», comenta, por seu lado, Sérgio Ferreira, do Instituto Bento Carqueja, entidade que lançou este projecto.
Refira-se que Lis Pereira nasceu em S. João da Madeira e residiu durante muitos anos em Oliveira de Azeméis.
No seu currículo incluem-se participações em exposições colectivas e mostras individuais em todo o país e em Espanha.
No Porto, a última exposição decorreu na prestigiada galeria do Clube Literário do Porto.